quinta-feira, 28 de janeiro de 2016



Receita de Peixe Tucunaré da minha Vovó Maria/ Aqui o Juarez , as criançadas e os familiares dele adoram comer este peixe pronto ao molho feito por mim! Limpe o peixe, corte em pedaços e coloque uma colher de tempero completo antes de fazer e mexa bem e deixa de molho dum dia para outro para entrar o sal, no outro dia lave bem o peixe e faça os temperos como na receita descrita a baixo.
1 peixe Tucunaré de 2 quilos aproximado/limpe-o e corte para cozimento.

2 cebolas picadas/ 2 tomates maduros/ 1 lata de extrato concentrado/ 1 pimentinha de cheiro/ 3 dentes de alho em uma colher de sopa de tempero completo/ 1 leite de coco de 400 gramas/ 3 colheres de maionese/ 3 colheres de ketchup/ cheiro verde cortado para depois de pronto/ 3 colheres de óleo de coco/ azeite ou óleo normal/ 1 pimentão vermelho. Para quem gosta acrescente junto ao molho cozinhando uma caixinha de creme de leite.

Em uma panela grande com tampa: refogue o tempero e depois acrescente todos os ingredientes, menos o peixe/ logo despeja o leite de coco e acrescente um litro de água e logo sem ferver ainda mergulhe todo o peixe em pedaços e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos em fogo baixo e quando o caldo estiver cremoso, está pronto, desligue o fogo e jogue o cheiro verde! Pronto, sirva toda a família! Com: Arroz, salada com azeite, feijão, abóbora, purê de batatas .

_Sim, esta receita é maravilhosa, o peixe fica muito saboroso, fica divino, minha Avó sempre quando ia lá em casa em Novo Alegre-To., me ensinava a fazer os peixes ao molho e era muito divertido reunir os ingredientes, me lembro que uma vez lá em casa as pimentinhas estavam pequenas e eu fui na casa de Dona Amélia pedir algumas pimentas do quintal dela e ela não estava , então falei com o Louro José que era o pássaro sabido que estava perto das plantas, falei louro: _ vou pegar 3 pimentinhas para temperar o peixe; ele o Louro José me disse: _vou falar para Amélia, você não pode pegar as pimentas. Eu fiquei achando um absurdo aquele pássaro falar tão espertamente! E disse: _depois eu falo com ela louro! E ele disse: Urum,Urun, Urum! Peguei 3 pimentas e fui embora e chegando em casa falei com Vovó e ela me disse: _Estes passarinhos as vezes são mais espertos que muita gente por aí! kakak!




Nenhum comentário:

Postar um comentário