sábado, 3 de janeiro de 2015



Biografia da Escritora Brasileira e demais assuntos: Adaildes Alves Moreira (Ada)
Adaildes Alves Moreira eu nasci no dia 01/01/1974, sou filha de Francisco Alves Moreira e Marlene Francisco Reges, neta de Elpídio Francisco Reges de origem africana e Gregória Rodrigues Teixeira de origem indígena são avôs maternos e os paternos são: Joaquim Alves Moreira de origem baiana e Ana Maria Ferreira de Jesus de origem indígena.
Avô materno de meu pai: José Pereira Ferreira, em Barreiras Bahia, avó materna dele: Ana Rita Ferreira de Jesus, bisavô materno: José Benedito Ferreira e a bisavó materna: Balduína Ferreira de Jesus, avô paterno: José Caçiro Alves Ferreira, avó paterna de papai: Francisca Alves Ferreira, bisavô paterno: não sei. Bisavó paterna: Santa Rita e morava no Rio Preto.

Numa cidade bem pequena chamada Peixes Tocantins onde passa o Rio Tocantins famoso, começaram minhas histórias e lá também tinha outra avó porque criou minha mãe chamava Maria e ela é mãe de Vivaldo, Vivaldi, Ângela que são meus tios. Também vovó tem uma neta que nunca esqueço a Rita é parte de minha infância, os meus pais moravam em uma fazenda em peixes, mas meu nascimento foi no Hospital de Peixes, alguns dos meus irmãos nasceram na fazenda com ajuda de uma parteira.
Meus irmãos são: Adailton Alves Moreira, Marcilene Alves Moreira, Marcelino Alves Moreira, Marlone Alves Moreira e Wênes Alves Moreira todos nós herdamos o sobrenome de meu pai e de meu avô paterno.
Meu pai tem muitos irmãos que são: Irineu Alves Moreira, Ana Rita Alves Moreira, José Alves Moreira, Conceição Maria Alves Moreira, Aparecida Alves Borges depois que se casou Com Neto Borges ficou com esse sobrenome, Benjamim Alves Moreira, Nina Alves Moreira, Natalino Alves Moreira, Roxa Alves Moreira e João Alves Moreira.
Começou uma nova realidade para mim, meu pai em busca de vida nova, não queria mais morar na fazenda, vendeu e mudamos para Campos Belos Goiás onde moramos lá um ano na casa da tia Ana Rita eu tinha seis anos de idade e meu irmão mais velho o Adailton tinha oito anos de idade.
Meu doce preferido é bolo recheado com camadas de chocolate branco e meio amargo com creme de batatinhas e leite condensado, as frutas que adoro são goiabas, morangos e uvas, comida gosto muito de carne assada com mandioca, alimentar-me bem é muito bom para minha saúde, por isso adoro comer principalmente as frutas.
Depois de um ano, meu pai resolveu investir o dinheiro da fazenda comprando uma casa onde seria nova morada, comprou em Novo Alegre e logo nos mudamos. Morei lá sete anos, foi o início de minha vida escolar nesta cidade.
 Como eu já sabia muita coisa antes de entrar na escola a professora do Pré-inicial, disse que eu teria de ir para a 1ª série, pois não iria gostar de ficar só fazendo desenhos, daí fui aprovada no teste para a 1ª série sem nenhum problema.
Todos os anos foram de total dedicação e tirei boas notas, enfrentei muitos preconceitos na escola por colegas invejosos e também por ser de origem humilde.
Passei um ano em Planaltina na casa da tia Aparecida Alves Borges e estudei lá na sétima série e por séries de dificuldades não passei de ano e logo voltei para cidade Novo Alegre e estudei novamente a série e passei para a 8ª série.
Nesse tempo eu já namorava junto com o Juarez Alves Moreira filho de meu tio Irineu Alves Moreira, e passei um ano em Novo Alegre, logo me casei aos quinze anos de idade e vir para Brasília. Morei um ano no Guará II e um ano e alguns meses no Setor “O” na casa da minha tia Ana Rita Alves Moreira e depois compramos um lote em Santa Maria Norte-DF lugar onde moro com meus três filhos que são: Chirley Diane Alves Moreira, Jefferson Alves Moreira, Angelina Alves Moreira, com e meu esposo Juarez Alves Moreira.
Vivo bem na minha casa própria e com meus três filhos e marido. Superei todas as dificuldades e hoje só tenho alegrias, graças a Deus. Terminei o segundo grau na escola 116 de Santa Maria-Norte DF onde eu moro atualmente. Terminei a escola no supletivo á noite, mesmo com dificuldades era o meu sonho estudar, fazer cursos e um dia estudar na UNB no Curso de Letras ou História e um dia fazer muitos livros, ainda continua sendo até eu conseguir.
Escrevi desde criança pequenos poemas, textos e poesias, um dia resolvi fazer meu primeiro livro e outros mais. Um dos meus primeiros Poemas que escrevi na minha infância é titulado por: Construção!
 Depois que terminei o ensino médio, fiz vários cursos como de: Informática um curso de oito meses, outro de informática de um ano e meio, de merendeira, de Extensão da UnB para: o básico de: Português, Literatura e Redação, Geometria e Álgebra, Política e Cidadania, Espanhol, inglês e Filosofia, uns dois anos na extensão básicas extracurriculares.
Sou Escritora Contemporânea, Poeta, Cronista, Contista, Filosofa, Estudante, Empresária, Dona de Casa e Professora. Eu Adaildes Alves Moreira, graduada em Letras/Licenciatura pela Faculdade Fortium-GAMA-DF em 2013, Estudante de Pós-Graduação em Gestão e Orientação Educacional em 2014, pelo Instituto de Capacitação Profissional IDECAP-GAMA DF.

Hoje não tenho muitos amigos, mas os poucos que tenho são importantes, a Maria Aparecida, a Nita, Francisca e Gessy, a Luzivânia, Wader seus 4 filhos: Bruna e Felipe, Amanda e a Menina adotada atual, a Hosana e seu marido meu compadre padrinho de Jefferson Alves Moreira meu filho, a Naiara, o Breno, as duas Socorros minhas amigas e comadre, a Vanderlúcia e Altamir e as duas Vânias, uma é de Brasília a outra minha prima de Novo Alegre filha de Terezinha de Jura filha de minha Tia Conceição , meus professores e Sandra Lucia Queiroz Araujo. E agradeço a Deus todos os dias por eu ter em minha vida minha família, meus filhos e meus amigos, e muita disposição para enfrentar qualquer situação no dia-a-dia.


 Categoria: Poema
A Imaginação Tatuada!
Inspirado sopro de memória
Onde acomodo recordes de
Palavras que estão para fluírem
E aparecerem diante de uma exposição.
São palavras tatuadas aflorando
Em minha imaginação.
Lembro-me de um pequeno fragmento de
Palavras lá do fundo do baú!
Em toda minha vida busquei
a palavra mais bonita: Amor.
Autora: Adaildes Alves Moreira

Categoria da Obra: Poema

Hoje Encontrei Meu Coração!
Meu coração é recheado de alegrias
De desejos e de paixões!
Minha maior paixão é alcançar
A "Dona Felicidade"!
Felicidade às vezes me parece boa,
Às vezes me parece doída e difícil de
Ser achada!
Onde existe a vida existe a "Dona Felicidade?”.
Meu coração precisava de resposta.
Onde existe a vida percebi que existe
a "Dona Felicidade" em
Pequenas porções, e ainda é momentânea.
Quando estamos pensando que somos felizes,
Acontece alguma situação que esquecemos
Que já fomos felizes!
E tentamos novamente encontrar a "Dona Felicidade".
Os nossos corações são rotineiros, por isso, a cada um dos
Momentos vividos nos parecem ser diferentes um do outro.
Parecemos ter muitas "Donas Felicidades" e hoje encontrei
O meu coração.
Para a "Dona Felicidade” ser completa, percebi que tenho
Que reunir cada pedaço das felicidades e preencher
Cada espaço cedido no meu coração, assim meu coração
Fica completo e recheado da "Dona Felicidade"!
Autora: Adaildes Alves Moreira

Sol e Chuva de Outono!
A manhã linda, fresca e fria, que tempero de alegria!
O Sol bate na janela da casa e o vento esfria!
E a chuva de tempestade deixando o rastro de desespero!

À tarde com as chamas de ventos
Calorosos que esquentam e esfriam
Em temperaturas tropicais!
Em estações que são visíveis e invisíveis!

À tardinha vem aquele mornar do dia,
Fazendo uma mistura de abonança de Primavera e
Outono, com cheirinho de flores e frutos  rústicos.
Da Natureza Brasileira, Brasil e Riquezas Naturais!
Onde uns passarinhos se alimentam e outros sem chance
De alcança-los ao topo!

Sabor e beleza, onde ver-se Natureza, uma ilustre e rupestre
Visagem de cabanagem, ventos e prantos urgentes, chuva de Outono emergente,
Vida e Sol, labuta e boemia, muitos em suas vivências, vencem
O dia de clima tropicalmente, onde por traz de vida, ternura, amargura e
Doçura deixa um legado misterioso de Natureza e Gente  vivida e sofrida!
Que Natureza, Sol e Chuva de Outono, nos traz!
Autora: Adaildes Alves Moreira




Blogs Originais da Escritora: Adaildes Alves Moreira
Onde encontrar mais de 10 Obras publicadas da Autora: Clic e acesse com o nome : Adaildes Alves Moreira

Links dos livros da Escritora Adaildes Alves Moreira, acesso:



Links dos livros Digitais de Adaildes Alves Moreira na Saraiva
Na Saraiva por intermédio desses links encontram-se todos meus livros a venda Digital, em PDF e EPUB.

http://www.saraiva.com.br/as-musicas-de-ninar-fotos-em-arte-a-bebe-cronicas-infantis-e-juvenis-tem-poemas-e-poesias-8118798.html?PAC_ID=125052&


http://www.saraiva.com.br/amor-intrigas-paixao-e-amizade-8130214.html?PAC_ID=125052&

http://www.saraiva.com.br/smero-o-garoto-desenhista-em-minhas-coletaneas-8130187.html?PAC_ID=125052&

http://www.saraiva.com.br/cronicas-de-ada-8117530.html?PAC_ID=125052&

http://www.saraiva.com.br/historias-sobre-francisco-e-algumas-infancias-8130194.html?PAC_ID=125052&

http://www.saraiva.com.br/vidas-vividas-sua-e-minha-8130354.html?PAC_ID=125052&

http://www.saraiva.com.br/poemas-meus-recortes-8130166.html?PAC_ID=125052&


http://www.saraiva.com.br/o-fantasma-e-as-borboletas-amarelas-no-jardim-encantado-8130142.html?PAC_ID=125052&


Categoria do texto: Poema infantil
Construção!

Construir minha casinha em cima de uma rocha.
Na minha casinha tem: Vida, amor, ternura, doçura,
carisma, firmeza, sabedoria, humildade, família, Deus, amigos, frutos,
alimentos, água, jardins, utensílios, vestes, fartura, telhado, ferro, alegria,
felicidades, prosperidade, perfumes, limpeza, cultura, harmonia, união, gentileza,
humanidade, cativação, sonhos, realidade, imaginação,
coração, magia, transformação, esperança, caminhos e labirintos!
Amo minha casinha cheia de personalidades e prosperidades!
Autora: Adaildes Alves Moreira



Categoria do texto: Poema
Novo Sol!

Lindo e atraente de brilhar,
vivo mais vivo que nunca,
novo espectro de vida.
Sublime refletivo Sol,
clareando as memórias
sedentas, alertando um
ciclo de vida.

 Orbitante Sol, atmosfera
de amor completo,
súbito sereno de ser Sol.
Gloriado terreno ardente,
onde não habita a vida e
transmite-a pelos Sois imenso,
terreno expandido de reflexo iluminado.

São seus poros de amor enviado,
e são recebidos pelos seres
dependentes, atmosfera imensa
de ar sereno e ventos.
Brisa de Sol ardente, vida
sempre á de encontrar,
novo Sol, nova vida ele
nos dar.
Autora: Adaildes Alves Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário