segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Preconceito?

Cronica da vida real.
Preconceito?
Falando em sofrer discriminação e preconceito, é um tema mesmo que deve ser discutido para quebrar alguns tabus que ainda insistem em residir na sociedade. É conversando que ficamos sabendo que não é só você aí que sofre diversos tipos de preconceitos. 
Eu desde minha infância fui vítima e marcada por discriminação e preconceito. Na escola também fui vítima do Bulingue. Recebi muitos apelidos horrorosos. 
Por eu ser branca de olhos verdes e de família pobre, aí que a coisa ficava feia, eram tantos apelidos que eu chegava em casa pensativa: porque eu tenho que receber tantos apelidos, só porque eu sou branca, que tem haver? E meu Avô e meu Bisavô, e minha mãe, meus irmãos são negros e também sofrem preconceitos e recebem muitos xingamentos e apelidos, que absurdo! Então eu voltava para a escola e lá novamente as implicâncias . E olha que depois que fiquei adulta em outros lugares também sofri preconceitos até por parte de alguns amigos, familiares e colegas, tanto de sala de aula quanto fora; quando iam me cumprimentar a primeira coisa que falaram e falam: _nossa como ela é branca, ela nem pode tomar sol se não vai ficar vermelha. _Que azeda! _É tão branca que parece limão! _ Mutuca. _Qualhada. _Leite azedo! _Azedume! __Negra sarará. _Não gosto de branco. _Não gosto da cor branca, me lembra cor de gente. _Você só não é bonita porque é branca, se fosse morena era muito bonita. _Você além de branca tem olhos verdes, não acho bonito gente assim não. _Branca é feia, e é sua cor, se você tomar um sol quem sabe não melhora. _Não gosto de pintar as unhas de branco, me lembra pessoas. _Branco, odeio! 
Eu percebi que essas pessoas faziam questão de falar assim para mim atingir, por eu ser branca. E não vou longe não, não só eu sofri , vi outras pessoas também brancas e de outras origens sofrendo preconceitos. A minha filha caçula é branca de olhos verdes e também já recebeu alguns comentários maldosos.
Olha eu passei a vida inteira ouvindo muitos dizeres assim, e as pessoas diziam assim naturalmente na minha cara e achando normal esses absurdos.
Por isso eu sempre vou bater na mesma tecla: ninguém tem o direito de fazer esses tipos de preconceitos não, com ninguém. Você nasceu, seja branco, seja negro, seja mestiço, seja índio, seja qual for suas origens, você é gente, e gente deve ser respeitado; e olha não é só gente que deve ser respeitado , os bichos, os ambientes e a natureza muitas das vezes sofrem discriminação e preconceitos. Então pensem duas vezes em falar com as pessoas palavras de preconceitos. Recomendo que façam delas o seu alimento e não jogue-as para fora, engula-as com seu veneno e ver-se você torne uma pessoa melhor. Ada Al. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário